Agora, com diferentes jogadores, a saga continua. Para tal, existiu a necessidade de responder a um questionário de "mil e uma" perguntas sobre "Futebolês". Registando-se um aproveitamento de 100% ...
É este o resultado...

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Criatividade > Imprevisibilidade


Criatividade ou imprevisibilidade, qual será a diferença entre um conceito e outro?







Ao ver hoje um golo totalmente imprevisível do Robben  (sim, imprevisível e não criativo), lembrei-me deste tema. Será possível que ao saber que o Robben vai sempre para a esquerda… ainda assim se seja fintado? Sim, é:

O motivo só pode ser um: ainda que o defesa saiba o que é que o Robben vai fazer… não sabe QUANDO é que o vai fazer, e este pormenor, faz a diferença. Saber que se vai morrer, mas não saber quando deve ser horrível ! Imprevisivel não é algo que não sabemos que vai acontecer, é algo que não sabemos QUANDO vai acontecer! É este domínio do tempo e do espaço que faz com que estes grandes golos surjam. Jogador Imprevisível é aquele que consegue ter a capacidade de arranjar diversas soluções para o mesmo problema sem que ninguém saiba por que solução irá optar. Imprevisível é fazer sempre o mesmo, mas sempre no timming certo ! Robben assim que recebe começa à procura de princípios como por exemplo a posição dos apoios do adversário, a presença ou falta de coberturas, etc., que o levem a decidir no “quando”… porque o “ quê”, esse já está definido por ele assim que ele recebe a bola, e é esse facto que por vezes o leva ao insucesso, a falta de capacidade de adaptação à mudança dos posicionamentos defensivos.  A sua capacidade de arrastar defesas com ele, caso ele quisesse, podia ser muito mais perigosa para os adversários do que aquilo que efectivamente é actualmente. 

No entanto, criatividade é muito mais do que isto ! Criatividade implica criar soluções… implica criar soluções para problemas que são por si só… imprevistos naquilo que é o jogo!
Criativo é aquele que tem os recursos necessários para quando algo imprevisível surge… ele “ sair por cima “ ! Ser criativo engloba ser imprevisível. Decide-se algo quando mais ninguém o prevê. Não se sabe “ o quê” quanto mais o "quando", nem o defesa nem o próprio jogador ! E aqui, para os criativos, já implica uma grande capacidade adaptativa, de leitura do contexto, que só pode ser adquirida através das vivências de situações variadas e, lá está, dentro da imprevisibilidade habitual do jogo. O contexto é tudo… e quem sabe lê-lo e agir em conformidade é… TOPO ! Criativo é aquele que se apercebe que o posicionamento defensivo não é o correcto e cria uma jogada em conformidade, seja para si ou para os seus colegas, no fundo, para a equipa. Quantas roletas não são feitas devido a um adiantar em demasia da bola? A bola adianta-se de forma imprevisível, o defesa surge… e a roleta emerge como sendo a solução CRIADA no momento através de uma situação que foi imprevista. Como podemos ver através do criativo dos criativos:

Para finalizar, aqui um espectacular exemplo daquilo que é ser verdadeiramente criativo… “ Ai a bola sofreu um desvio inesperado, subiu e veio parar ás minhas costas? Então siga aí dar uma de tawkondo-calcanhar de primeira sem dar hipótese ao defesa de disputar a bola ! “ Imprevisível? Sim, mas acima de tudo... criativo, bastante criativo…por outras palavras… Ibracadabra !



 Criatividade > Imprevisibilidade.

Ps: Zidane… naquele vídeo foi a prova de que até os deuses por vezes se enganam…

                                                                                          Miranda M.

Sem comentários:

Enviar um comentário